Mulheres de Chico

  • Música
  • Rio de Janeiro

Chico Buarque de Holanda certamente é um dos grandes compositores brasileiros que construiu uma obra musical de caráter nacional e não é sem razão que receba tantas homenagens. Em 2006, um grupo de batuqueiras, a maioria vinda de blocos carnavalescos e oficinas de percussão como o Monobloco, se uniu para fazer uma releitura original do universo musical criado por Chico. Idealizado por Gláucia Cabral e Vivian Freitas, o Bloco Mulheres de Chico (MDC) logo chamou a atenção dos foliões no Carnaval de 2007. Desde então, o grupo feminino vem recriando a obra de Chico, ganhando visibilidade no cenário musical brasileiro com arranjos que exploram ritmos nacionais como o samba, o ijexá, o jongo, a marchinha e o funk carioca.

Após estrear no Carnaval, o grupo também se apresentou em casas do Rio e de Niterói, como Teatro Odisseia e Rio Scenarium, e em eventos empresariais e festivais de música em outras cidades. Em setembro de 2008, tocou na feijoada da Mangueira e foi homenageado com uma placa de agradecimento por sua contribuição à cultura carioca, voltando a se apresentar na quadra em 2009. Com as cores vermelho e rosa no seu estandarte, o Mulheres de Chico já faz parte do calendário da folia do Rio de Janeiro, se apresentando, em sua formação maior, sempre no primeiro sábado após o Carnaval na Praça Antero de Quental, no Leblon.

O bloco, com cerca de 25 batuqueiras, vem conquistando um público de idades e perfis variados com charme, animação e seus figurinos e adereços alegres e descontraídos.

FAÇA UM ORÇAMENTO







ENTRE EM CONTATO